Para quem a terapia desportiva é indicada?

Atualmente, a terapia esportiva é amplamente utilizada, pois consiste em uma série de técnicas que visam preparar o atleta antes, durante e após a prática esportiva, a fim de recuperar rapidamente a sua condição física. Contudo, embora tenha esse nome, ela não é indicada apenas para atletas profissionais. Mas, então, para quem a massagem desportiva é indicada? Continue a leitura para descobrir!

 

Veja para quem a terapia desportiva é indicada

 

Antes de começar a falar sobre para quem a terapia desportiva é indicada, é importante ressaltar que esse tipo de massagem consiste na utilização de diferentes técnicas com objetivos diversos. Como, por exemplo:

 

  • Aquecer os músculos, oxigenando-os e dando-lhes flexibilidade;
  • Relaxar a musculatura e a própria pessoa que está recebendo a massagem;
  • Melhorar o desempenho esportivo;
  • Evitar lesões musculares;
  • Tratar lesões;
  • Acelerar a recuperação após uma lesão.

 

Com isso em mente, a principal indicação para terapia desportiva é realmente para pessoas que praticam exercícios físicos, sejam atletas profissionais ou amadores. Nestes casos, pode ser feita antes ou após uma competição, com o objetivo de prevenir lesões ou relaxar a musculatura que foi sobrecarregada.

 

Contudo, a terapia desportiva também é indicada para outras pessoas, especialmente àquelas que praticam atividades físicas com frequência, mesmo que seja apenas para se manterem em forma e não participem de competições. Bem como pessoas que sentem dores resultantes de outros tipos de movimentos repetitivos.

 

De igual forma, também age de maneira positiva nas dores, mas é indicada não só quando se tem uma lesão, pois ainda possui efeito preventivo.

 

E existe alguma contra-indicação?

 

Sim, a terapia desportiva é contra-indicada, por exemplo, se você:

 

  • Tem hipertensão arterial;
  • Sofre com lesões vasculares, como trombose venosa profunda;
  • Tem pele muito sensível com tendência a irritações ou alergias;
  • Está com febre;
  • Tem distúrbios da coagulação do sangue, como hemofilia.

 

Qual a diferença entre a terapia desportiva e outros tipos de massagem?

 

A terapia desportiva é diferente de outras técnicas de massagem, como a terapia relaxante, por exemplo. Isso porque uma de suas principais particularidades é que busca a ativação das fibras musculares. Dessa forma, visando que a pessoa esteja com toda sua energia a 100% para competir, treinar ou praticar seu exercício físico normalmente. Assim como visa a redução da fadiga muscular.

 

Além disso, a massagem esportiva foca no tratamento de possíveis lesões que se desenvolvem no gesto esportivo. Mas vale ressaltar que, para isso, deve-se levar em consideração  o tipo de esporte que a pessoa pratica, pois diferentes músculos estão envolvidos na atividade e serão afetados.

 

Agende a sua sessão na Corpus SPA!

 

Seja você um atleta profissional, amador ou apenas quer dizer adeus ao sedentarismo, é importante preparar o seu corpo e a sua mente para a prática da atividade física. Por isso, agora que você já sabe para quem a terapia desportiva é indicada, agende uma sessão na Corpus SPA!

[starbox]

Corpus Spa | Todos os direitos reservados.

Olá!

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Ligar